Equipe do Hospital Municipal de Araguaína se une para impedir prejuízos causados pelo temporal que alagou a cidade

O Hospital Municipal de Araguaína( HMA), no norte do Tocantins, ficou alagado no início da tarde desta quarta-feira, 21, em decorrência do temporal que atingiu a cidade. A água subiu cerca de 60 cm, mas as equipes técnica e administrativa do HMA agiram a tempo para proteger os pacientes e evitar prejuízos. Assim que a chuva começou, por volta do meio-dia, os 38 pacientes internados foram transferidos para o piso superior, juntamente com seus acompanhantes. 

Com agilidade, bom humor e muito comprometimento, cerca de 50 colaboradores entre médicos, enfermeiras, técnicos, pessoal da administração e responsáveis pela limpeza e manutenção trabalharam juntos para escoar a água que invadiu o piso térreo do prédio. Alba Muniz, Diretora Geral do Projeto Araguaína, responsável pela gestão do HMA, do Ambulatório de Especialidades e da Unidade de Pronto Atendimento, não vacilou em tirar os sapatos para liderar o time. “Usamos todos os rodos e vassouras disponíveis e improvisamos baldes com os cestos de lixo, mas estão todos em segurança e não perdemos nenhum equipamento ou material ” avaliou. 

De calças arregaçadas, a pediatra Vânia Picanço, Diretora Técnica do HMA, e Bruno Rezende, Diretor Administrativo do Projeto Araguaína, cuidaram da mudança dos medicamentos da farmácia e dos produtos estocados no almoxarifado. A logística envolveu ainda a proteção dos prontuários. Por medida de segurança, foram desligados alguns aparelhos elétricos e o servidor da rede de informática. A força da água provocou uma colisão entre os automóveis dos funcionários estacionados próximos ao HMA. Mas não havia ninguém dentro dos veículos.
 
O HMA é administrado pela Pró-Saúde, juntamente com o AME e UPA 24horas por meio de um contrato de parceria firmado com  a Secretaria Municipal de Saúde. Foi a primeira vez que a chuva provocou um alagamento dessas proporções desde que a organização social sem funs lucrativos assumiu a gestão da unidade, há três anos.

Confira mais fotos no portal O Norte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*