Hospital Dona Regina recebe certificação do Ministério da Saúde

canguruCom esforços da Pró-Saúde, organização filantrópica que assumiu a gestão do Hospital e Maternidade Pública Dona Regina (HMPDR) de 01/09/2011 até 31/01/2013, o trabalho da unidade voltado à Rede Cegonha e ao Projeto Canguru foi reconhecido pelo Ministério da Saúde. No período, foram  ampliados oito leitos de UTI Neonatal, oito de Semi Intensiva e quatro de Canguru e a Pró-Saúde agregou médicos professores-doutores da USP de Ribeirão Preto à equipe do hospital. A certificação do HMPDR como Centro de Referência Estadual no Método Canguru ocorreu no dia 07/05  com entrega de placa certificadora por representantes do Ministério da Saúde. 

O Método Canguru é um tipo de assistência neonatal que implica em contato precoce, pele a pele, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. Bebês recém-nascidos com menos de 2.500 kg ou prematuros têm um desenvolvimento mais adequado quando são aninhados junto ao peito da mãe ou do pai.

As vantagens para o recém-nascido são: maior vínculo entre  mãe-filho; evitando longos períodos sem estimulação sensorial; estímulo ao aleitamento materno, favorecendo maior freqüência, precocidade e duração; maior competência e confiança dos pais no manuseio do seu filho de baixo-peso, mesmo após a alta hospitalar; melhor controle térmico; diminuição de infecção hospitalar; e  menor permanência hospitalar.

Para receber esta certificação o Hospital implantou o modelo humanizado de assistência neonatal ao recém nascido de baixo peso e sua família cumprindo as exigências  instituída na Portaria GM /MS nº 1683 de 12 de julho de 2007, que estipula condições para o Método Canguru. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*