Notícias

Hospital Municipal de Araguaína inaugura brinquedoteca e agrada criançada

AF Notícias – 15/10/13

Luís Miguel de seis anos e Thawan Machado de nove anos estavam ansiosos para que a porta da brinquedoteca fosse aberta. Eles queriam assistir televisão e brincar. Como disse Thawan, “achar o que fazer”, afinal, o “hospital é chato”.

A espera acabou quando eles, os primeiros a entrarem no novo ambiente, foram conduzidos pelo vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Friomare, o secretário de Saúde, Rubens Neves e o diretor geral do Projeto Araguaína, Joaquim Fonseca Júnior.

A brinquedoteca do Hospital Municipal de Araguaína foi inaugurada na tarde desta terça-feira (15) com a presença do diretor administrativo do Projeto Araguaína, Adilson Tralli e da diretora técnica, a médica Wânia Picasso. O diretor operacional da Região Norte da Pró-Saúde, Gilmar Bandeira também prestigiou o evento.

O vice-prefeito Fraudneis Friomare considerou de extrema importância a implantação da brinquedoteca, já que “esse projeto para as crianças é uma forma de tirar o peso da internação, um momento para relaxar”, explicou. O vice-prefeito parabenizou a Pró-Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde pelo esforço em transformar esse ambiente infantil em realidade. “Parabenizo os promotores da saúde pública em nosso município pelo esforço de melhorar a cada dia os serviços prestados aos nossos cidadãos e assim fazer uma saúde cada dia melhor”, comentou.

O secretário de Saúde, Rubens Neves, falou sobre o quanto a brinquedoteca contribui para a recuperação das crianças. Ele lembrou que é comprovado  que os locais que utilizam este recurso  promovem a melhoria da saúde. “Há uma relação direta da recuperação da criança com a satisfação que ela tem em estar brincando, em estar no seu meio. Queremos parabenizar a Pró Saúde por mais esta iniciativa”, explicou.

Rubens Neves falou ainda que o projeto da brinquedoteca vem contribuir com o aparato para melhoria do atendimento dos usuários. “Estamos atendendo as premissas do SUS e com a brinquedoteca, o nosso Hospital se tornou um ambiente muito mais humanizado”, salientou.

Conforme o diretor operacional da região Norte, Gilmar Bandeira, a brinquedoteca faz parte do plano terapêutico de um hospital pediátrico. “É importante que o hospital invista na questão lúdica, uma vez que faz parte do tratamento. Estamos felizes porque o HMA alcançou e investiu nesse ambiente para  a franca recuperação das crianças”.

Para o diretor geral do Projeto Araguaína, Joaquim Fonseca Júnior, a brinquedoteca vem de encontro com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, sendo regulamentado pela Lei 11.104 de 21 de março de 2005. “Oferecemos a partir de agora um momento de diversão e terapia para as crianças. A convivência entre elas e outras crianças irá contribuir para melhorar o quadro clínico de cada uma. Estamos orgulhosos por essa conquista, afinal, sabemos que não é fácil trabalhar com o orçamento justo, no qual cada passo que damos é uma vitória”, revelou o diretor que lembrou “somos um hospital pediátrico e trabalhamos para as crianças”.

E as crianças, aprovaram a brinquedoteca. Depois de esperar pela inauguração, Luís Miguel e Thawan contaram, com os olhos brilhando, que o hospital deixou de ser chato e que agora, está mais divertido. Todos dois falaram que gostaram muito da brinquedoteca e que a vontade é de levar os carrinhos para o quarto.

O pai de Thawan, Cláudio Machado, viu o ambiente como um “sossego para os pais”, já que o filho fica mais tranquilo, se divertindo e o pai pode descansar. “O hospital acertou em criar esse ambiente. Agora, as crianças vão até ficar mais animadas e assim poder ir embora logo”, explicou.

Clique aqui para ver a notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*